Portal Pará Publicidade 1200x90
22/05/2021 às 08h30min - Atualizada em 22/05/2021 às 08h30min

Maior exportador de minério do Brasil, Pará ainda não alcança desenvolvimento pelo 'boom mineral'

Mesmo na crise econômica gerada pela pandemia, o setor minerário no estado registra o melhor desempenho do país em 2021, com crescimento de 78%, mas sem representar tanto na arrecadação própria, segundo especialistas.

Da redação
G1

O Pará registrou, nos primeiros quatro meses de 2021, o melhor desempenho do país na exportação de minérios, setor que representa 94% do total de exportações no estado e que teve alta de 78%, mesmo em período de pandemia. Em contrapartida, o estado responde por apenas 2,3% do PIB nacional, embora seja responsável por 11% das exportações nacionais.
Os dados sobre a mineração no estado foram divulgados pelo Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral), com base em dados do Ministério da Economia e da Agência Nacional de Mineração (ANM).
De acordo com o boletim, o Pará ocupa o primeiro lugar no ranking das exportações minerais, com 36% do total, exportando 57 milhões de toneladas, o que equivale a $8,151 bilhões de dólares.
Na sequência, aparecem os estados de Minas Gerais com participação de 31%; Espírito Santo com 7%; São Paulo com 5%; e Rio de Janeiro com 4%. Os demais estados federação, juntos, somam participação de 17%.
Ainda, segundo os dados, dos onze principais minérios exportados pelo Pará, sete tiveram alta nos preços. O ferro, por exemplo, passou a custar este ano $205 dólares por tonelada, um dos preços mais altos da história.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp