Portal Pará Publicidade 1200x90
25/11/2021 às 12h25min - Atualizada em 25/11/2021 às 12h25min

Podcast da V Fenecan destaca a utilização da tecnologia para desenvolvimento de Canaã

O município contará com a implementação do Projeto Smart City para melhoria da qualidade de vida da população

Rosa Borges

Alana Santos
A utilização da tecnologia e inovação para melhoria na qualidade de vida de Canaã foi tema do Podcast desta quarta-feira (24), na V Fenecan. Participaram dos debates Jorge Trajane, representante da Secretaria Municipal de Governo; Fernanda Ferreira, Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico; Renato Francês, Coordenador do Projeto Smart City de Canaã dos Carajás; Armando Lírio, Diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UFPa; Thiago Poleto, Professor de Administração da UFPa; e Hugo Kuribayashi, professor da área de Ciência da Computação na Unifesspa.

Segundo a titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semdec), Fernanda Ferreira, o projeto de Smart City é totalmente inovador para o município de Canaã. “O projeto vem para trazer tecnologia, inovação, e, principalmente, desenvolvimento tecnológico, sendo diversas as suas áreas de abrangência em nosso município”, declarou. Ela acrescenta como ele será utilizado. “No momento em que estamos trabalhando no planejamento urbano, vamos definir estratégias e atividades públicas de nossa cidade. Como estamos trabalhando com pessoas, vamos estar voltados para a melhoria das condições de vida dessas pessoas, e assim, melhorando a cidade como um todo. O Smart City vem para melhorar a cidade, fazendo com que ela se desenvolva economicamente. Vamos iniciar esse trabalho com os jovens, dando oportunidades nas áreas da saúde, educação, mobilidade urbana e em vários setores de nossa cidade”, revelou.


Para o representante da Secretaria Municipal de Governo, Jorge Trajane, a pretensão é criar um polo de desenvolvimento de Smart City em Canaã, viabilizado por meio de convênios assinados com a Universidade Federal do Pará - Ufpa e Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Unifesspa, utilizando-se recursos do Fundo de Desenvolvimento Econômico – FDE, tornando-a uma política de governo.

“Em Canaã será criado um polo de desenvolvimento de Smart City. É um projeto a longo prazo que, em compensação, terá condições maiores de geração de emprego e renda. Ele está inserido dentro de outro projeto, o Iara, e vai tornar Canaã o maior centro de geração de conhecimento tecnológico da Amazônia. O Smart City passará a ser uma Política de Governo”, reforçou.

Jorge Trajane falou ainda dos investimentos para os próximos anos, nesse projeto. “O governo municipal está estruturando um departamento de Ciência e Tecnologia, que já possui orçamento para os próximos quatro anos, com a finalidade de evoluir na área da tecnologia, aliado à cultura técnica, que é a inserção do cidadão no processo. Pretende-se ainda promover anualmente uma Feira de Tecnologia no município, para desenvolver a tecnologia e inovação, tornando Canaã uma referência nacional”, anunciou.
Durante o podcast foi exibido um vídeo institucional, com a apresentação do Projeto de Smart City para a cidade de Canaã, com a presença da prefeita Josemira Gadelha e de diversas autoridades estaduais e federais.

Segundo a prefeita de Canaã, o projeto significa um avanço, classificando o município como Cidade Inteligente. “O projeto é totalmente inovador. Estamos falando de conectividade com o cidadão para aproximá-lo para fazer parte do governo e construir conosco. Falamos de reconhecimento facial, projetos de conectividade, de inteligência artificial, de tecnologia, de avanço na educação, e isso tudo significa melhoria na qualidade de vida do nosso povo”, destacou Josemira Gadelha.
Renato Francês, Coordenador do Projeto Smart City de Canaã dos Carajás, descreveu alguns detalhes do projeto. “Esse conceito de Smart City é bem recente e ele define quem é a prioridade de uma cidade. É o conceito mais moderno de uma cidade inteligente, procurando individualizar as pessoas e suas necessidades e desejos, para que a cidade possa lhe proporcionar essa melhor qualidade de vida, com apropriação maior de seus recursos. Obviamente, que para isso, utilizamos uma parafernália tecnológica que é invisível ao cidadão, mas que presta uma série de serviços, melhorando a qualidade de vida em diversas áreas fundamentais para o poder público, como a saúde, educação e segurança pública”, afirmou.

Para saber mais sobre esse debate, é só acessar ao canal oficial no Youtube da V Fenecan e conferir mais detalhes. Acesse o link : https://www.youtube.com/watch?v=bcBdOxq6Bjw 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp