Portal Pará Publicidade 1200x90
24/06/2024 às 16h00min - Atualizada em 25/06/2024 às 00h00min

Controle de infecções bacterianas devolve bem-estar e saúde a cães e gatos

. Micro-organismos causam diversas infecções em animais de companhia . A prescrição de antibióticos pode ser importante para o controle das enfermidades . Orientação do médico-veterinário é crucial para o sucesso do tratamento

Texto Comunicação

Livre
A manutenção de um bom estado de saúde é um desafio constante para tutores de cães e gatos. Bactérias que estão em contato frequente com estes animais podem se aproveitar de sua fragilidade imunológica e provocar lesões consideráveis. “É importante sempre estarmos atentos e, em caso de qualquer alteração, buscar imediatamente auxílio clínico veterinário, mantendo o bem-estar e conforto dos pets”, detalha o médico-veterinário Jaime Dias, gerente técnico e de marketing de animais de companhia da Vetoquinol Saúde Animal.

Dentre as alterações de saúde, as doenças respiratórias podem ser observadas frequentemente em cães e gatos e se manifestar de forma leve ou evoluir para condições mais graves, como em casos de pneumonias. A microbiota pulmonar tem importante papel na manutenção da saúde respiratória, porém, seu desequilíbrio pode ser ocasionado por diferentes fatores, como a redução da imunidade, que contribui para o aparecimento de doenças.


As enfermidades respiratórias são responsáveis por alguns sintomas, como dificuldade respiratória, espirros, tosse, corrimento nasal, diminuição de apetite e prostração. Algumas bactérias podem ser mais frequentemente responsáveis por estas lesões. É o caso da Pasteurella multocida, Escherichia coli, Staphylococcus sp e Streptoccus sp. “A avaliação clínica e os exames conduzidos pelo médico-veterinário são muito importantes para o correto diagnóstico. Entre as estratégias de tratamento, está o uso de antibióticos, que só devem ser utilizados mediante a prescrição”, aconselha o médico-veterinário.

O uso indevido e indiscriminado de antibióticos, aliás, é uma das principais preocupações sanitárias da Organização Mundial da Saúde (OMS). A agência alerta que, por volta de 2050, a adaptação das bactérias e sua resistência aos principais antibióticos serão as causas da morte de cerca de 10 milhões de pessoas por ano. “As campanhas de conscientização sobre o uso correto de medicamentos, tratamento completo e sem interrupções e com a devida orientação médica, são capazes de mudar esse quadro para melhor”, alerta o gerente da Vetoquinol.

Em seu catálogo extenso de soluções que zelam pela sanidade de cães e gatos, a companhia francesa apresenta Clavaseptin® P, antibiótico extremamente eficaz contra as bactérias que afligem os pets. Além de sua funcionalidade, Clavaseptin® P tem o selo easy to give, da instituição britânica Internacional Society of Feline Medicine (IFSM), pela palatabilidade, que resulta em facilidade da administração e eficiência no controle das infecções. Com ação sinérgica de amoxicilina e ácido clavulânico, Clavaseptin® P atua inclusive contra as bactérias produtoras de beta-lactamase, devolvendo conforto aos animais de companhia.

Sobre a Vetoquinol Saúde Animal

A Vetoquinol Saúde Animal está entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Em 2022, o faturamento global foi de € 540 milhões. Com expertise global conquistada ao longo de 90 anos de atuação, a empresa também cresce no Brasil, onde expande suas atividades desde 2011. Grupo independente, a Vetoquinol projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos destinados à produção animal (bovinos e suínos), animais de companhia (cães e gatos) e equinos. Desde sua fundação, em 1933, na França, combina inovação com diversificação geográfica.

O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de soluções associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a brasileira Clarion Biociências, incorporada em 2019.
No Brasil, a Vetoquinol tem sede administrativa em São Paulo (SP) e planta fabril em Aparecida de Goiânia (GO), atendendo todo o território nacional. Em termos globais, gera mais de 2,5 mil empregos.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Irvin Dias Costa de Souza Garcia
irvin@textoassessoria.com.br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp