Portal Pará Publicidade 1200x90
18/06/2024 às 11h43min - Atualizada em 25/06/2024 às 00h00min

Bureau Veritas valida inventário de carbono da Startup Social Comida Invisível

Plataforma que conecta empresas doadoras de alimentos e ONGs é a primeira do setor na América Latina a receber a metodologia de avaliação

BEATRIZ SOARES GOMES

Bureau Veritas
 

O Bureau Veritas, líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC), é o responsável por verificar e validar o inventário de carbono da startup social Comida Invisível utilizando a metodologia internacional Food Low Waste - Verified Carbon Standard (FLW-VCS). O Grupo foi o responsável por auditar e produzir um relatório com a quantidade de emissões de gases de efeito estufa que deixaram de ser emitidos com o reaproveitamento de alimentos, evitando o CO2 ao realizar o correto destino dos alimentos.  

"Ao auditar os dados da Comida Invisível, verificamos e validamos a qualidade e segurança de todo o processo, além de contribuir para a transformação da comunidade em parceria com a empresa que realiza esse trabalho inspirador. Nossa missão é construir um mundo de confiança, sempre focados em nossos clientes e motivados pela sociedade”, diz Andressa Lisboa, diretora de Certificação do Bureau Veritas.

A plataforma Comida Invisível contém alta rastreabilidade de dados, permitindo diferentes tipos de análises em qualquer fase. Para receber a validação, a empresa entregou o inventário de carbono para o Bureau Veritas, que calculou as estimativas de redução das emissões através da metodologia do ciclo de vida da recuperação dos alimentos, comparou com o fluxo de destinação de resíduos aos tratamentos e utilizou a metodologia Food Low Waste - Verified Carbon Standard (FLW-VCS), aplicada às atividades que reduzem a perda e o desperdício de alimentos, mantendo-os na cadeia de abastecimento humano. 

 

Com a auditoria realizada, o Grupo concluiu que a empresa possui uma ampla contribuição ambiental e social através de uma logística de distribuição, conectando empresas doadoras de alimentos e ONGs que necessitam de doações, evitando o desperdício e diminuindo a saturação de aterros sanitários com resíduos.

“Para nós da Comida Invisível, ser pioneira na adoção da metodologia no Brasil e receber a validação do Bureau Veritas é de fundamental importância para garantir a seriedade e transparência no nosso trabalho e no combate ao desperdício de alimentos”, aponta Daniela Leite, CEO Comida Invisível, primeira plataforma de doação do Brasil. “Nossa empresa possui um processo seguro do ponto de vista jurídico-sanitário, oferecendo mais tranquilidade para as empresas doadoras, e ficamos muito felizes em mais uma vez contribuir com dados robustos e certificados de inventário de carbono, oferecendo métricas auditadas e transparência no processo de combate ao desperdício”, completa.

Em 2022, o mundo desperdiçou o equivalente a 1 bilhão de refeições por dia, de acordo com o estudo divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Embora ainda existam 800 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar no planeta, o desperdício equivale a US$ 1 trilhão/ano, causando um enorme impacto no Meio Ambiente, além de ser responsável por 8% a 10% das emissões globais de gases de efeito estufa (GEE), quase cinco vezes mais do que o setor de Aviação, uma perda significativa de biodiversidade ao ocupar o equivalente a quase um terço das terras agrícolas do mundo.

Sobre o Grupo Bureau Veritas

Com receita global de 5,7 bilhões de euros, o Bureau Veritas é líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC). Fundado em 1828, o Grupo está presente em 140 países, atendendo mais de 400 mil clientes. São 80 mil colaboradores localizados em mais de 1.600 escritórios e laboratórios pelo mundo, sendo mais de 6 mil profissionais no Brasil. O Bureau Veritas oferece um portfólio completo de serviços e soluções inovadoras para garantir que ativos, produtos, infraestrutura e processos atendam aos padrões e regulamentações de qualidade, saúde e segurança, proteção ambiental e responsabilidade social.

 

Sobre o Comida Invisível

Comida Invisível é uma startup de governança social e ambiental, que através de tecnologia, integração e processos conecta alimentos que perderam o valor comercial com quem precisa. Em todos os nossos projetos utiliza a plataforma que certifica o impacto social (pessoas alimentadas) e ambiental (CO2 evitado). Possui mais de 20 mil ONGs mapeadas na plataforma, e conforme vai expandindo sua atuação pelo Brasil certifica as ONGs com uma equipe de nutricionistas espalhadas por todo Brasil para garantir a segurança juridico-sanitária no destino dos alimentos doados. Comida Invisível é certificada pela FAO/ONU com selo Save Food e recebeu da UnHabitat o selo Wise Waste Cities que considerou a empresa uma das 20 soluções mais inovadoras no combate ao desperdício de alimentos no mundo. Eleita pela Revista Exame como uma das formas que vamos viver em um futuro próximo. Em 2022 foi eleita entre as 100 Startups to Watch. 


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Beatriz Soares Gomes
beatriz.gomes@dix.inf.br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp