Portal Pará Publicidade 1200x90
26/06/2024 às 21h17min - Atualizada em 27/06/2024 às 00h00min

PL do deputado Marangoni que reconhece a Festa de San Gennaro de São Paulo como manifestação da cultura nacional é aprovado pela Câmara dos Deputados

Jornalista Rodrigo Lico
PL do deputado Marangoni que reconhece a Festa de San Gennaro de São Paulo como manifestação da cultura

Assessoria de imprensa do parlamentar

 

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (25) o projeto de lei do deputado federal Marangoni (União/SP), que reconhece a Festa de San Gennaro, realizada no município de São Paulo, como manifestação da cultura nacional.

A Festa de San Gennaro se tornou um dos eventos de rua mais populares de São Paulo e faz parte do calendário oficial da cidade.

Promovida pela Igreja de San Gennaro, na Mooca, na capital de São Paulo, a festa existe desde 1973 e é realizada em setembro. 

De algumas pequenas barracas que funcionavam dentro do salão paroquial a festa estendeu-se para as ruas Lins e San Gennaro. Pouca coisa mudou em todos esses anos: ainda é gratuita, lotada de barracas de bebidas e comidas típicas, como massas e doces italianos. 

A renda vai para as obras assistenciais da Igreja San Gennaro. 

"Como bom italiano, carrego comigo as tradições, principalmente as gastronômicas. A Festa de San Gennaro, além de manter a tradição de muitas famílias italianas, atrai pessoas de todas as regiões do país, turistas, e se tornou importante pilar de desenvolvimento econômico e cultural na cidade de São Paulo, contribuindo na geração de renda e empregos diretos e indiretos”, disse o deputado.

O relatório foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e segue para votação no Senado Federal. 

 

História

A fachada da igreja austera e simples, esconde um interior suntuoso e acolhedor, composto por 10 santuários nas laterais do salão principal.

Fundada no dia 2 de fevereiro de 1914, a igreja de San Gennaro foi uma das responsáveis pela evangelização da comunidade da Mooca na época fabril.

A Festa de San Gennaro se trata de uma das principais festas do gênero da cidade de São Paulo e consiste, basicamente, de três atividades principais: as missas solenes, a procissão de San Gennaro e as festas externas realizadas nas ruas Lins e San Gennaro no bairro italiano da Mooca, sempre em setembro. No ano passado, foram comemorados 50 anos da tradicional festa.



 

 


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
RODRIGO TELMO LICO
licojornalista@gmail.com


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp