Portal Pará Publicidade 1200x90
30/06/2024 às 11h13min - Atualizada em 02/07/2024 às 00h00min

Governo de Pernambuco retoma obra de construção de parque ambiental em Caruaru, no Agreste do estado

O equipamento é um dos seis parque Janelas para o Rio, construídos às margens do Rio Ipojuca em cidades que ele banha

FABIANI ASSUNçãO
Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento de Pernambuco

Foto: Janaína Pepeu (Secom-PE)
A governadora Raquel Lyra visitou, na manhã deste sábado (29), a obra de construção do Parque Janelas para o Rio do município de Caruaru. Com área total de 6,66 hectares, dividida entre espaços de proteção ambiental e de lazer, o equipamento é o sexto que integra o conjunto de parques do Programa Janelas para o Rio, previsto no plano hidroambiental da bacia do rio Ipojuca.

A obra, que teve início no último mês de abril, tem previsão de duração de 7 meses e receberá um investimento, dos cofres estaduais, no valor de R$ 8.251.689,36. “O Janelas para o Rio foi desenvolvido com o objetivo de proteger as margens dos nossos rios dos usos indevidos e de ocupações irregulares. Desta forma, proporcionamos às pessoas uma área para a prática de esportes, lazer e também de contemplação e apropriação da população dos cuidados com nossas fontes hídricas”, explicou o secretário de recursos hídricos e saneamento do estado, Almir Cirilo.  


Sobre o Janelas para o Rio

O projeto Janelas para o Rio foi elaborado pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), através do Programa de Saneamento Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Ipojuca. O contrato previu a construção de seis parques, em seis cidades localizadas na bacia do Rio Ipojuca, sendo os equipamentos sempre instalados em terrenos cedidos pelas prefeituras contempladas e obrigatoriamente às margens do rio. Já foram entregues os parques das cidades de: Gravatá, São Caetano, Belo Jardim, Escada e Bezerros – estes dois últimos foram concluídos pela atual gestão. 

O projeto foi financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e tem a gestão da Secretaria de Recursos Hídricos e de Saneamento. No total, os seis parques ocupam 26,65 hectares de área de margens da bacia do Ipojuca que foram revitalizadas, beneficiando 702.782 pessoas, somando um investimento total de R$ 34.852.110,54.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
FABIANI VIEIRA ASSUNÇÃO
fabianiassuncao@hotmail.com


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp