Portal Pará Publicidade 1200x90
02/07/2024 às 16h00min - Atualizada em 04/07/2024 às 00h00min

Levedura e aditivos alimentares à base de levedura como fonte de nutrientes para cada tipo de ração para animais de estimação: tudo o que você precisa saber

Descubra os benefícios das soluções da ICC Animal Nutrition para atender às necessidades de todos os animais em formulações Standard a Super Premium

MARIANA TABATIANO

ICC

Por:  Melina Bonato, gerente global técnica e de pesquisa e desenvolvimento da ICC.

Embora o uso de levedura e aditivos alimentares à base de levedura como fonte de nutrientes em dietas animais seja bem conhecido em todo o mundo, ainda há algumas dúvidas sobre seu uso em rações para animais de estimação. Portanto, listamos os principais benefícios da formulação de dietas Standard, Premium, Special Premium e Super Premium, considerando várias técnicas e seus usos. Saiba mais sobre os benefícios da linha de soluções da ICC Animal Nutrition para nutrição animal.

Primeiro, vale a pena observar que os alimentos comerciais para animais de estimação são classificados de acordo com a segmentação instituída pelo próprio setor como Standard ou Econômico, Premium, Special Premium e Super Premium. Há uma diferença qualitativa significativa entre essas formulações, o que envolve a seleção de matérias-primas e sua análise, a avaliação da digestibilidade animal e a absorção de nutrientes.

Além dos fatores nutricionais, os custos dos ingredientes são considerados nos programas de formulação de uma dieta. A inclusão de aditivos funcionais ou leveduras como fonte de nutrientes nas dietas é uma prática comum e, muitas vezes, utilizada para lhes conferir algum benefício exclusivo, agregando qualidade e valor ao produto final. Portanto, a escolha mais adequada para a ração do animal de estimação deve considerar fatores econômicos e nutricionais e os benefícios específicos buscados.

Standard (econômico)

Essas dietas têm fontes de proteína de qualidade inferior e menor valor biológico, exigindo maior consumo de animais para atender às suas necessidades nutricionais.

Para esse tipo de alimento, as leveduras, como fonte de nutrientes dos processos de produção de etanol ou cervejaria, são uma excelente opção para aumentar sua qualidade nutricional, pois são fontes de proteína com um perfil interessante de aminoácidos e vitaminas. As leveduras também são excelentes fontes de ácido glutâmico, o que possibilita a redução do uso de palatabilizantes. É por isso que a levedura seca inativa (StarYeast®) também pode ser usada em dietas Standard.

Considerando o uso de aditivos para ração, o ImmunoWall® é uma excelente opção. Para dietas que utilizam menos ingredientes nobres em sua formulação, a inclusão do ImmunoWall® como fonte de MOS e β-glucanos é altamente positiva, pois proporciona benefícios à integridade intestinal, redução de patógenos e atua como imunomodulador, resultando em uma excelente relação custo-benefício.

Premium e Special Premium

São dietas com maior diversidade de ingredientes, melhor perfil proteico e maior digestibilidade. Do ponto de vista econômico, ele permite o uso de leveduras secas inativas e de cerveja (StarYeast®) como levedura nutricional e aditivos para rações, como MOS e β-glucanos (ImmunoWall®), levedura autolisada (LysCell®) e adsorventes de micotoxinas (StarFix®).

Dietas Super Premium e Veterinárias

As dietas Super Premium e Veterinária são compostas por ingredientes ainda mais nobres e de alta digestibilidade. Eles proporcionam um melhor aproveitamento dos nutrientes, exigindo menos consumo para atender às necessidades do animal. Outra característica essencial das dietas Super Premium é que sua composição é geralmente fixa; a substituição de qualquer componente é proibida.

Nessas dietas, o principal objetivo é ter ingredientes de alta qualidade e proporcionar o máximo de bem-estar animal, portanto, o uso de aditivos para rações é quase uma regra. Também é possível considerar a inclusão de uma solução à base de levedura, como uma fonte de MOS e β-glucanos presentes no ImmunoWall®, cujo foco é melhorar a saúde intestinal e modular a resposta imunológica dos animais, tornando-os menos suscetíveis a doenças; aditivo adsorvente de micotoxinas, como o StarFix®, que reduz o risco de contaminação por micotoxinas que podem estar presentes na dieta, adicionado às leveduras tradicionais de cerveja, como a Brewer's EXL®, e à levedura autolisada LysCell®.

Vale a pena mencionar que o LysCell® e o Hilyses® são ideais para dietas destinadas a animais com sensibilidade dérmica ou problemas alérgicos, pois têm uma alta concentração de peptídeos de cadeia curta, que não são detectados como alérgenos pelo sistema imunológico. O processo de autólise também contribui para a excelente palatabilidade e digestibilidade. O Hilyses® também contribui com nucleotídeos e nucleosídeos, essenciais para demandas como controle alérgico, problemas hepáticos e recuperação animal.

Em resumo, com base no portfólio de soluções da ICC, a inclusão de diferentes tipos de leveduras nutricionais ou aditivos alimentares, considerando alguns tipos de ração para animais de estimação disponíveis no mercado.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
FERNANDA DE SOUZA MARTINS
marianatabatiano@gmail.com


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp