Portal Pará Publicidade 1200x90
16/04/2020 às 11h28min - Atualizada em 16/04/2020 às 11h28min

HENRIQUE GAIA GERENTE DE PROMOÇÃO DOS DIREITOS DA JUVENTUDE DO GOVERNO DO PARÁ

Entrevista inédita com o jovem que começou a trabalhar como vendedor ambulante nas feiras de Belém e hoje se destaca no governo do estado.

Breve histórico:
Aos 21 anos, morando no bairro do Guamá em Belém, o jovem Henrique da Costa Gaia segue construindo uma carreira de sucesso. Gaia, como é conhecido tem uma voz incomparável, o que lhe destaca no meio da multidão. Sua história começa muito cedo, pois ainda criança com 12 anos de idade começou a trabalhar na feira para ajudar sua mãe. Foi assim que descibriu seu dom para comunicação, que na verdade foi herdado de berço, pois seu avô foi comunicador e o pai Carlos Gaia é narrador esportivo da Rádio Clube do Pará


Certo dia o famoso delegado Eder Mauro passando pela feira do Jurunas percebeu o talento do garoto e lhe deu um conselho que segue até hoje: Não se envolva com drogas e álcool. 
Em seguida Gaia começou a gravar chamadas para carro som, em portas de lojas e rádio, seguiu carreira e foi para os palcos das grandes aparelhagens de Belém, trabalhou ao lado de grandes DJ´s e empresas reconhecidas como o GRUPO POP SOM E A3 EVENTOS.



Ao lado de Eder Mauro, Gaia conheceu os palcos da política, onde se destacou como locutor e apresentador, em 2018 conheceu Helder Barbalho o atual governador do estado do Pará que referendou sua contratação para a SEJUDH.

Todos conhecem a história deste jovem brilhante, e hoje faz um ano e quatro meses que está a frente da gerência de promoção dos direitos da juventude na Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Pará - SEJUDH, sob o comando do Secretário de Estado Rogério Barra.

Portal Pará: Qual o cenário da juventude no estado do Pará.

Gaia: O Estado é muito grande e carente de lideranças comprometidas com a juventude, mas a situação começou a mudar, minha escolha pra esse cargo já é uma demostração dessa mudança, pois eu vim da base da juventude, onde não tive oportunidade e comecei a trabalhar muito cedo pra ajudar minha família nas contas domésticas, sei como é a realidade. Precisamos de mais pessoas em todo estado com essa visão, mais vereadores, mais deputados estaduais e federais. Os jovens precisam de oportunidade de trabalho e acesso ao conhecimento técnico, cultural, científico e social para se desenvolver. O jovem não quer só ganhar uma quadra esportiva, uma bola e um jogo de camisas. Ele quer ser um profissional.



Portal Pará: Quais ações estão sendo desenvolvidas para fazer essa mudança acontecer?

Gaia: Entre outras ações está sendo desenvolvido um projeto no bairo União em Marituba em parceria com a prefeitura, chamado "Juventude Protagonista", este projeto visa transformar o jovem no protagonista da mudança da sua comunidade. Conta com 12 oficinas, entre as quais estão: Análise de Oportunidades Locais; Juventude e Combate à Droga, Álcool e Abuso Sexual; Direitos Humanos; Iniciação a Fotografia e Comunicação Multimídia. Ao ter acesso as informações sobre sua cidadania, a oportunidade de capacitação e a comunicação multimídia, o jovem se torna um protagonista de mudança e através dele a multiplicação da informação e da cidadania acontece naturalmente.

Portal Pará: Como esse projeto vai chegar em todo estado?

Gaia: Através de nossas diversas gerências buscamos os vereadores, os conselhos municipais e abrimos o debate para implantação do projeto. A sociedade participa respondendo suas necessidade de forma online ou presencial e depois nossa equipe técnica  elabora a melhor estratégia e assim conseguimos atender todas as demandas.  Nosso objetivo é multiplicar e implantar esse projeto em todo estado através do Programa Territórios pela Paz (TerPaz).

Portal Pará: E agora com essa Pandemia do Corona Vírus o que mudou?

Gaia: Conseguimos em parceria com a secretária nacional da juventude, Jayana Nicaretta, acesso para os jovens a vários cursos profissionalizantes online, todos com certificado para que eles se capacitem durante essa pandemia.



Portal Pará: Como é o dia-a-dia na SEJUDH?

Gaia: Nossa equipe é fantástica, a frente temos o secretário Rogério Barra, que é um gestor transparente que nos deixa a vontade pra trabalhar, no entanto seguimos um rigoroso plano de metas. Todas as coordenações, gerencias, diretorias tem formação técnica e trabalham em conjunto para realizar mudanças e avanços na justiça e direitos humanos em todo estado.



Agradeço a Deus essa oportunidade e tenho certeza que iremos contribuir ainda mais para o desenvolvimento do estado do Pará.















 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp