Portal Pará Publicidade 1200x90
15/05/2020 às 14h42min - Atualizada em 15/05/2020 às 14h42min

Lockdown em Belém e outros nove municípios do Pará é prorrogado até 24 de maio

Prorrogação vale para os 10 municípios. Medidas encerrariam no próximo domingo (17).

G1 PA

TARSO SARRAF/ESTADÃO CONTEÚDO
O governador do Pará, Helder Barbalho, anunciou que o decreto do lockdown em Belém e mais nove municípios paraenses será prorrogado por mais uma semana. As medidas encerrariam no próximo domingo (17). Agora seguem até o dia 24 de maio. O anúncio foi feito pelas redes sociais no fim da manhã desta sexta-feira (15).

O decreto começou a valer no dia 7 de maio e desde o último domingo (10) ficou mais rígido, com implantação de barreiras e aplicação de multas para quem descumprisse as normas.


De acordo com o governador, as taxas de isolamento subiram mas ainda não são suficientes. "Nós instituímos o lockdown em 10 municípios em que a média de pessoas infectadas é 50% maior que a média do estado. Neste dias nós tivemos o aumento do isolamento social, 53 mil pessoas a mais em isolamento só em Belém. Em todo o estado foram mais de 186 mil pessoas que aderiram junto conosco. Isso significa mais gente se protegendo, porém a gente precisa fazer mais.", revelou.

Diante do crescente número de óbitos em todo o estado, o governador anunciou mais uma semana de restrição. Ao invés de encerrar neste domingo, o lockdown vai até o dia 24 de maio, totalizando 17 dias de vigência do decreto.

"Minha gratidão pela compreensão e pela adesão, mas ao mesmo tempo o meu apelo, o meu pedido. A gente precisa fazer um pouco mais de esforço. Isso ainda não é o suficiente. Mais uma semana de esforço, que eu sei que é muito sofrido, mas é necessário. Eu tenho certeza que com esse esforço nós vamos diminuir o número de mortes, diminuir a pressão sobre o sistema de saúde público e privado", pediu.


Isolamento reduz durante lockdown
Uma semana após a implementação no lockdown em Belém, a capital paraense registrou, na última quarta-feira (13) a terceira queda consecutiva na taxa de isolamento social. Os dados, que foram divulgados nesta quinta-feira (14) pela Secretaria de Segurança Pública do Pará (Segup), revelam que apenas 54% da população da cidade cumpriu a recomendação de ficar em casa.

Apesar da fiscalização, o índice de isolamento social em todo o estado também reduziu. Menos da metade da população ficou em casa última quarta-feira (13), a taxa de isolamento foi de 49,5%. Devido a esse resultado, o pico da doença se distanciou do previsto.

Com uma taxa de isolamento instável, o pico da pandemia da Covid-19 no Pará ainda não é visualizada por pesquisadores. Estudos apontam que o estado pode chegar a 19 mil casos e 2 mil mortes até a próxima quarta-feira (20), mas esse ainda não será o início da recessão de notificações.

Em 10 municípios
O decreto estadual, publicado pelo Governo do Pará prevê a suspensão total dos serviços não essenciais em Belém e em outros nove municípios. Veja a lista:

Belém
Ananindeua
Marituba
Benevides
Santa Bárbara do Pará
Santa Izabel do Pará
Castanhal
Santo Antônio do Tauá
Vigia de Nazaré
Breves

Os municípios atingidos pelas novas medidas estão com uma média de casos do novo coronavírus acima das médias estadual e nacional. A do Pará é de 51 para cada 100 mil habitantes. As cidades citadas no decreto tem índices de 75 ou mais casos para cada 100 mil.

As penalidades previstas para quem descumprir o 'lockdown' são: advertência, multa diária de até R$ 50 mil para pessoas jurídicas, a ser duplicada por cada reincidência; e, multa diária de R$ 150 para pessoas físicas, MEI, ME, e EPP’s, a ser duplicada por cada reincidência; embargo e/ou interdição de estabelecimentos.

De acordo com a Segup, de 00h01 às 12h desta quinta-feira (14), 113 multas foram aplicadas por desobediência ao 'lockdown', todas para pessoas físicas. Desde domingo (10), já foram registradas 867 multas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp